A família Rodrigues dos Santos mudou-se para Iepê na década de 20, vindos de Tupá, próximo a Agudos. Tornaram-se membros da IPI de Iepê em 24/11/1929.
Conforme informações do Sr. Alcides Rodrigues dos Santos, além de seus pais e irmãos, vieram também de Tupá o pai do Seu Galdino (Francisco Rodrigues dos Santos) e seus irmãos Osória, José, Carolina e Elídio.
Seu Galdino e Dona Mariana tiveram os filhos Anésia, Erotides, Benjamim, Alcides, Irineu, Irene, Irenides – as duas últimas nascidas em Iepê. A família morou próxima ao hotel do Sr. Antonio de Almeida Prado, perto de uma figueira que havia ali. Seu Galdino foi presbítero da IPI de Iepê por vários anos e Dona Mariana, segundo relato de Amélia Barreto, foi uma parteira bastante conhecida na cidade. De Iepê mudaram-se ao final da década de 40 para Jaguapitã, PR, onde faleceram (ela em 1981 e ele em 1985).
Elídio e José, irmãos do Seu Galdino, teriam se mudado para Porecatu com suas famílias, enquanto as irmãs Osória e Carolina faleceram em Iepê.
Constatam-se casamentos de membros da família Rodrigues com membros de famílias antigas da IPI de Iepê. Erotides casou-se com Jônatas Garcia de Oliveira (Teco), filho de Fernando Garcia de Oliveira (Nandoca), e Benjamim, casou-se com Yolanda Ribeiro, filha de José Garcia Ribeiro (irmão de Dona Luiza Ribeiro Bessa).
Fonte: Registros da IPI de Iepê, Eunice Rodrigues Ribeiro, Alcides Rodrigues dos Santos e Amélia Barreto Sant’Ana.
Marcelo de Souza Campos
•2 anos ago
Olá, tudo bem?
Me chamo Marcelo de Souza Campos, sou de Jaguapitã/PR. Sou bisneto da Sra. Anésia dos Santos Rodrigues, filha do Sr. Galdino e da Sra. Mariana.
Gostaria de mais informações sobre os meus familiares. Houveram mais pesquisas sobre essa família?